segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Gestação em diabetes

Essa semana recebi a notícia de que duas pacientes diabéticas em acompanhamento comigo no Hospital Cardoso Fontes estão grávidas.
A primeira veio à consulta ontem: 21 anos, com diabetes tipo 1 desde os 13 anos.
E como essas coisas sempre vêm aos pares, a segunda veio hoje: 19 anos, com diabetes tipo 2 desde os 12 anos.
Claro que uma mulher com diabetes, seja tipo 1 ou tipo 2, não é proibida de engravidar. Mas o ideal é que seja escolhido o melhor momento, com controle glicêmico adequado, e que seja acompanhada bem de perto durante toda a gravidez para garantir menor risco tanto para a gestante quanto para o bebê.
O controle adequado é importante para todos os diabéticos todo o tempo, para diminuir o risco das complicações agudas e crônicas; mas especialmente ao programar e durante a gestação, porque estamos falando de duas vidas que dependem disso.
As mães com diabetes descontrolado estão sujeitas a maior risco de doença hipertensiva gestacional, complicações obstétricas, infecção urinária, abortamento espontâneo; e o feto tem risco de nascer grande ou pequeno para idade gestacional, de nascer prematuro e de apresentar malformações, principalmente no sistema nervoso central e cardiovascular.
Mas com cuidado, com dieta adequada, com monitorização frequente da glicemia capilar, com aplicação correta das doses de insulina, é possível minimizar os riscos e levar uma gravidez saudável para a mãe e para o filho.
Vamos ver como as duas pacientes - e as próximas por vir - vão lidar com o diabetes durante a gestação e a maternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário