sexta-feira, 28 de abril de 2017

Auto da secretária

Andei observando minhas planilhas de atendimento no consultório e concluí que sexta-feira é um dia bastante inferior aos outros dias. Quase morto. Além disso, poxa!, é véspera de sábado, e se eu parar de atender às sextas-feiras ainda ganho um dia a mais para passar o fim de semana em Angra.
Nenhum outro colega subloca horário às sextas-feiras.
Chamei minha secretária para conversar sobre o acordo trabalhista.

- Então... - expliquei a situação e propus – Você tem direito a 30 dias de férias por ano. A gente vai dividir esses 30 dias em 30 vezes, em 30 sextas-feiras. Considerando que o ano tem 52 semanas, nas outras 22 sextas-feiras você vem e faz uma faxina, arruma as coisas, atende telefone. Eventualmente alguns feriados vão cair em uma sexta-feira, e esses vão ser considerados dias de férias.

- Mas doutor... é que eu planejava passar as férias junto com minha família em São Luís!

- Que ótimo! Você pode viajar na quinta-feira à noite e voltar no domingo. Vai poder viajar trinta vezes no ano! Sua família vai adorar a notícia. Mas eu preciso que você esteja de volta na segunda-feira, viu?

- Doutor, acho que esse acordo não me interessa não. Um dia não é férias. O fim de semana eu já ia ter de qualquer jeito. E eu nem tenho dinheiro suficiente para comprar 60 passagens!

- Você é boa mesmo de negociação, hein? Vamos fazer o seguinte: eu não conto os dias de feriado como férias. Você fica com os feriados para você. Sexta-feira Santa, por exemplo. Você já reparou que 07 de Setembro, 12 de Outubro e 01 de Novembro caem sempre no mesmo dia da semana? Quando cair na sexta-feira, você ganha três fins de semana prolongados a mais. E Natal... E Ano Novo... Além disso, deixa eu te ensinar uma coisa: depois de algumas idas e voltas, daqui a pouco você acumula milhas suficientes para nem pagar pela próxima viagem.

- Ainda acho que não estou interessada nesse acordo. Prefiro minhas férias inteiras. Ou, pelo menos, que eu possa dividir em duas vezes de 15 dias.

- Sabe... é uma pena. A taxa de desemprego anda tão alta, tem tanta gente de olho no seu emprego... Você é bonitinha, arrumadinha, trabalha bem, é organizada... eu preferia não perder você. Mas não dá pra conversar com você, você não me escuta! Eu estou te mostrando por A mais B como isso vai ser melhor pra você, mas é muito difícil de entender. Mas também... se entendesse fácil não era secretária, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário