domingo, 29 de março de 2015

Replicadora nata

Eu tinha que ter visto isso!
Minha pacientinha tinha 13 anos de idade e 2 de diabetes tipo 1. Cursava o 8º ano de uma escola municipal de Jacarepaguá, e na disciplina de Ciências aprendia sobre o corpo humano, os sistemas, os órgãos, os tecidos, as células; e na prova do 3º bimestre cairia o sistema endócrino, com suas glândulas e secreções, entre elas a sua querida insulina.
Ela pensou, pensou, e propôs: e se, em vez de eu fazer a prova, eu der uma aula para a turma sobre diabetes? A professora gostou da ideia. E marcou a data.
No tal dia, foi a mocinha para a escola munida de caneta aplicadora, seringa, glicosímetro, lancetador... e falou sobre o pâncreas produzir insulina, sobre como ela abaixa a glicose, sobre o que acontece quando alguém desenvolve diabetes, sobre como era o seu tratamento, sobre como fazia a aplicação de insulina, sobre como media a glicemia capilar, e não só explicou como fez na frente de todo mundo, colegas de turma, professora, e há quem diga que juntou gente de outras turmas e outros professores e diretora da escola para ver a menina-professora passando adiante o que havia aprendido durante seu acompanhamento.
Eu queria estar lá, não para corrigir, veja, não é bem assim, mas para aplaudir a sua iniciativa e o seu esforço em aprender o que é de fato importante para ela.
Deu um show... mas teve que fazer a prova mesmo assim.
E tirou 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário