terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Posso comer pudim?


Meu pacientinho de 6 anos com diabetes tipo 1, com hemoglobina glicada < 6,0%, me traz uma carta. Depois do Temer para a Dilma a gente fica meio com medo de receber cartas. Mas essa não tem do que se ter medo.

Doutor Flavio, você pode me falar a resposta se eu posso comer um pedação de bolo, pudim, brigadeiro, lasanha.

Isso é covardia! Como dizer não para uma pergunta tão fofa?

Respondendo ao Guilherme, e a todos os diabéticos que se e nos fazem esse tipo de pergunta:

Nosso principal objetivo é controlar a glicose. Da forma que for necessário. Nosso objetivo não é restringir a alimentação. Não se isso não for necessário.

Se a sua glicose está boa, e se depois de comer o doce sua glicose continua boa, que mal fez o doce? Nenhum.

Para que a glicose boa continue boa depois de comer (doce ou qualquer outra coisa) é preciso saber qual a dose de insulina de ação rápida a ser aplicada. Se não usar nada, grande chance de a glicose subir muito.

Então, se a glicose está boa, você prevê que vai comer doce, calcula a dose necessária de insulina, aplica, come, mede a glicemia um tempo depois e a glicose continua boa, mais uma vez, que mal fez? Exato, nenhum.

No entanto, se o diabético faz isso com muita frequência, por mais que a glicose e a hemoglobina glicada não subam, vai acontecer o que acontece com todo mundo que come muito: vai engordar. E isso não é bom para ninguém, muito menos para o diabético.

Em resumo: poder, pode.
Desde que não descompense a glicemia.
Desde que seja eventualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário