quinta-feira, 7 de abril de 2016

Síndrome de Bernhardt-Roth

Síndrome de Bernhardt-Roth.
Ou meralgia parestésica.

Imagine que você levou uma anestesia de dentista na face lateral da coxa. Você toca e não sente nada. Você se espeta com uma agulha e não sente nada. Você bota gelo e não sente nada. Nada ou muito pouco, quase nada.

Imagine que você dormiu e sua face lateral da coxa ficou exposta ao sol. Você acorda e sente a ardência, a dor da queimadura.
Imagine que você não tomou anestesia nem se expôs ao sol. E ainda assim você acorda sem sentir o tato na face lateral da coxa, ao mesmo tempo em que sente a maldita dor em queimação.

Por um instante achei que estava ficando maluco. Num segundo momento, mais lúcido, julguei que se tratasse de algum problema neurológico periférico. Acertei. Expliquei o que sentia para um colega neurologista e ele - olha, é importante que eu te examine, mas pelo que você está me contando a principal suspeita diagnóstica é de meralgia parestésica. Fui procurar mais sobre isso e me espantei. Não imaginava que a descrição da síndrome fosse tão perfeitamente igual ao que eu vinha sentindo.

Resta saber por quê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário