domingo, 3 de maio de 2015

Amor materno maior que tudo

Acompanho E.S.D.S. desde os 14 anos de idade, 3 anos depois de ela se descobrir diabética tipo 1. Aos 21 anos, casada, espera seu primeiro filho. Eu a enchi de parabéns quando soube, apesar de ela própria achar que era cedo. O controle glicêmico estava muito ruim, com a HbA1c de 12,0% no último exame pré-gestacional.
Eu propus: a partir daqui vamos nos ver todos os meses, você vai usar rigorosamente todas as doses de insulina [ela se recusava a levar a insulina para o trabalho, por vergonha de os outros saberem de sua condição], e você vai medir sua glicemia antes e 2h depois de café, almoço e jantar.
Hoje ela está com 31 semanas e me levou as anotações de glicemia capilar do último mês.
A HbA1c já baixou para 8,1%, o que não é exatamente ideal, mas é incomparavelmente melhor do que ela vinha apresentando.
As médias de glicemia capilar estão (antes/depois): no café 65/83; no almoço 109/134; e no jantar 94/149, com doses cada vez menores de insulina [porque agora está efetivamente usando].
A barriguinha de grávida está lindinha e a bebezinha agradece. Seu meio-ambiente está muito mais saudável desse jeito, permitindo que ela cresça e se desenvolva melhor.
Só espero que tenha servido de lição que o controle glicêmico adequado é possível, e que continue assim depois que essa fase passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário